DIA DO DISCO DE VINIL

LP HOUSE E REMIX: WEA 1989.

 

No último dia 20 de abril foi celebrado no Brasil, o Dia do Disco de Vinil.

 

A data é comemorada em homenagem ao músico Ataulfo Alves, que morreu em 20 de abril de 1968.

 

Os primeiros discos surgiram em meados de 1940,  inventado pelo engenheiro Peter Goldmark, feitos de goma de laca, bastante rigidos e rodam de 33 1/3 até 78 rotações por minutos. Em 1948, a laca deu espaço ao vinil sendo aperfeiçoado, ganhando tamanhos diferentes e comportando mais faixas em seus dois lados, A e B. O disco de vinil foi produzido em duas versões, o Compacto Disco e LP (Long Play). Feitos de plástico, com um furo ao centro para encaixar no pino do toca discos, e com ranhuras em espirais, o vinil é/era reproduzido por uma vitrola ou toca discos, que fora sendo substituídas no decorrer dos anos por aparelhos de sons modernos. A gravação do disco é feita analogicamente, transformando as vibrações da agulha em sons.

 

https://i.etsystatic.com/27077652/r/il/39d0e8/4328628832/il_fullxfull.4328628832_dca5.jpg
LP Thriller: O Disco mais vendido em todo o planeta.

.

 

Após alguns anos, o disco de vinil ganhou seu primeiro concorrente, a fita k7, perdendo espaço para o Compacto Disco Digital (CD)  a partir da década 90, feitos com base plástica de policarbonato e uma leve camada de feita de liga metálica de ouro, prata ou alumínio, sendo menores, mas com a vantagem de caber mais faixas.

 

"Bohemian Rhapsody/I'm In Love My Car" da Banda Britânica, Queen.

 

 

Atualmente, o disco de vinil voltou a ser fabricado e é bastante consumido pelos entusiastas dessa engenharia, colecionadores e saudosistas, tendo um preço de mercado acima do que foi em seu auge de "majestade". Segundo muitos entusiastas, o som do disco de vinil é muito mais fiel em comparação ao CD digital, sendo possível ouvir os diversos instrumentos que compõem os arranjos musicais, diferente do som digital que é um pouco abafado.

 

Compacto Disco, Thriller, versão reduzida do Long Play.

 

 

O Disco "Thriller" de Michael Jackson, lançado em 1982, até hoje é o Álbum de estúdio mais vendido e memorável em todo o planeta. O Disco rendeu oito Grammys ao Rei do Pop, ainda com seus 24 anos de idade. A Obra inclui os sucessos Thriller (Carro chefe), Bilie Jean, Human Nature e Beat It. Já, o Álbum "Bohemian Rhapsody/I'm In Love My Car" da Banda Britânica, Queen é até hoje considerado  o Disco mais raro de todos, com uma tiragem limitade de apenas 200 cópias, o mesmo foi produzido ´como brinde de uma festa em homenagem EMI Records, Gravadora do grupo. Os vinis foram produzidos na cor azul, com detalhes impecáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rick Astley: 35 anos do Álbum Hold Me In Your Arms

CD Amapá Dance - By DJ Diabão

RÁDIO 90 E O TEMPO

WAZE MAP

Rádios Online